Dia 29 de fevereiro só acontece a cada quatro anos.

A cada dia que nasce temos uma nova oportunidade de recomeçar, de colocar nos trilhos o que ainda não está deslizando suave e ainda chacoalha aos trancos e barrancos. Um nova oportunidade de aprendermos com o que não deu certo ou também de celebrarmos alguma nova conquista. Ou, quem sabe, ajustar o que falta para obtermos a vitória que merecemos.

A cada dia, esta oportunidade vem testar a nossa paciência e a nossa perseverança de seguir acreditando no sonho, de continuar trabalhando nossas metas, de persistir colocando em prática a ação para alcançar os resultados que buscamos.

O dia de hoje, 29 de fevereiro, é o responsável por este ano ter mais uma além das 365 oportunidades que temos todos os anos.

Você já se deu conta de que já se passaram oito semanas de 2016? Isto representa 56 dias (ou 59, se formos contar os 31 dias de janeiro mais os 28 de fevereiro, até ontem). Foram 56 (ou 59) oportunidades que já se foram. Você aproveitou?

Oportunidade, quando aparece, é igual cavalo que passa selado numa estrada empoeirada. Ou você monta ou encara a estrada a pé, porque o cavalo se foi.

Você pode também criar a oportunidade, quando ela não aparece. Aliás, é a melhor opção no lugar de ficar reclamando que a vida tá difícil. Nesse caso, você precisa estar atento e aberto a diversas situações para deixar sua mente oportunizar a sua vida.

Mas não se lamente se você estava desatento e nem percebeu o tempo passando. Não se prenda ao que passou e remediado está. Também, por favor, não caia na tentação de começar a dizer que o tempo tá voando e que daqui a pouco já é Páscoa e depois vêm as Olímpiadas e logo logo já é Natal. Pare de viver na ansiedade do futuro e deixe o tempo chegar na hora que tiver que chegar.

Se você estiver no presente, preocupado em dar conta do seu agora, você estará muito ocupado para perder tempo com o passado e também com o futuro. Grande chance de deixar de ser mais um nas estatísticas de duas graves doenças que assolam nossos tempos modernos: a depressão (pelo passado que não volta) e a ansiedade (pelo futuro que ainda não chegou).

Quando estamos ocupados vivendo o presente, não perdemos as oportunidades que surgem. Quando vivemos intensamente o presente, guardamos uma boa lembrança dos acontecimentos e, quando este presente vira passado, não ficamos atolados numa nostalgia que só nos entristece. O passado se torna então apenas bagagem para continuarmos vivendo o presente seguinte. Porque afinal o presente é, de fato, a única realidade que temos, ou pelo menos, a  única que podemos dar conta. E o futuro é e será somente uma mera consequência das oportunidades bem vividas, sejam elas aproveitadas ou criadas.

Então, o que você está esperando?

Amanhã, você vai ter uma outra oportunidade, sim. Mas a do dia 29 de fevereiro, só daqui a quatro anos novamente.

Que oportunidade você tem hoje? Que oportunidade você vai criar?

Conte-me aqui embaixo nos comentários e compartilhe nas suas redes para que outras pessoas possam ter a oportunidade de não deixar passar a oportunidade do dia de hoje. E a de todos os outros dias também.

 

 

Daniella Wagner