Fui desafiada pelo meu coach (sim, coach também passa por processo de coaching) a escrever sobre a importância do desafio para mim. Fiz uma careta num primeiro momento. Nunca fui uma apreciadora de desafios. Mas me pus a pensar sobre isso, já que tarefa dada é para ser cumprida.

Lembrei-me de uma amiga de infância que adorava ser desafiada, principalmente quando se tratava de algo esportivo. Eu, no meu jeito meio CDF (denominação arcaica para o que hoje chamam de nerd), tinha horror a esses desafios. Preferia ficar na torcida e, posso garantir, fazia bastante barulho nesse meu posto.

Mas então me dei conta de que, mesmo não gostando nadinha de desafio, nunca fugi deles. Sim, porque desafio não pede licença pra chegar na sua vida. Você tá ali vivendo sua vidinha, cumprindo com suas obrigações e, de repente, ele aparece. E se você não encara, ele vai virando um monstro imenso que se junta com outro gigante das nossas profundezas, o medo.  E este coquetel molotov interior é capaz de fazer um estrago incrível se você não for mais esperto que ele.

O desafio pode se apresentar com vários nomes, mas no fundo, se resume a algo que você precisa superar porque senão você não sai do lugar, fica dando voltas em torno de si e acaba paralisado. Ou tonto. Desafio que não se enfrenta  impede você de alcançar na vida o que você se propõe e merece. Não se esqueça de que todos nascemos para ser felizes.

Então, cheguei à conclusão de que não gosto de ser desafiada (acho que tem coisa melhor pra se fazer, não?), mas não fujo dos desafios. Tem sido assim toda vez que me deparo com algum obstáculo que tenta minar minhas forças ou que me surpreende num momento bom da vida, me jogando um balde de água fria numa sensação de entusiasmo e sinalizando que a vida nem sempre é do jeito que a gente quer.

A forma como você reage aos desafios que aparecem é que determina a grandeza dos seus resultados. Desafio vem pra te fortalecer. Sempre. Na maioria das vezes, enfrentá-los é a melhor solução para torná-los menores e recolhê-los à sua insignificância. Isso ocorre porque, quando vencemos um desafio, nos agigantamos diante deles.

Outras vezes, quando o obstáculo é grande demais e quase intransponível, inteligente é observar a sabedoria das águas que não confrontam, mas desviam diante dos rochedos e montanhas que lhes desafiam no seu trajeto.

Qualquer que seja o desafio que se apresente, defina qual a melhor estratégia para combatê-lo naquele momento. E coloque em ação, imediatamente. Enfrente ou desvie, se for o caso. Mas aja. E não deixe o desafio sem resposta para que ele não se ache no direito de reinar na sua vida e comandar o seu poder de decisão. Você é maior que qualquer desafio. Acredite nisso.

E você, qual o maior desafio que você já enfrentou? Como  fez para resolver? O que aprendeu com ele?

Deixe seu comentário aqui embaixo. E, se fez sentido pra você ou pode fazer para alguém que você conhece, compartilhe na sua rede preferida.

Daniella Wagner